O Dia das Crianças foi celebrado no último domingo (12), mas a cidade de capital baiana segue com uma programação especial durante todo o mês de outubro voltada para os pequeninos. A agenda inclui atividades para a criançada nos espaços culturais administrados pela Prefeitura de Salvador.
Durante todo o fim de semana, os equipamentos culturais da cidade irão promover, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), atividades como gincanas, oficinas criativas, visitas guiadas, jogos e experiências interativas, em uma mistura de muita diversão e aprendizado.
Casa do Rio Vermelho
No antigo lar dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, acontece no sábado (18), a partir das 10h, a visita guiada Caçadores de Sapo, voltada exclusivamente para o público infantil. Jorge Amado era um apreciador dos batráquios, antiga classe dos sapos, rãs e pererecas. As crianças estão convidadas a conhecer esses animaizinhos, que fazem parte da coleção de arte popular do escritor, enquanto ouvem divertidas histórias. Ao final, os pequenos pintam desenhos temáticos.
Ainda no sábado, a partir das 15h, o público poderá participar do Atelier da Zélia, oficina em que o visitante coloca a mão na massa e explora o mundo do mosaico, aprendendo a criar composições vibrantes a partir de pedaços pequenos de papéis, EVA e outros materiais.
No domingo, a partir das 10h, será apresentada “A Bola e o Goleiro”, uma viagem lúdica à história de amor entre a bola “Fura Redes” e o pior goleiro que já existiu no mundo do futebol. A narrativa faz parte do livro infantil “A Bola e o Goleiro”, de Jorge Amado.

Casa do Rio Vermelho Foto: Bruno Concha
À tarde, a partir das 15h, ocorre a atividade Vovô Jorge e Vovó Zélia, uma visita guiada pela exposição temporária Casa de Vó e por peças do acervo que se ligam a Jorge e Zélia como avós. A mostra apresenta fotografias, cartas, objetos pessoais, vídeos e trechos de memórias de Zélia, que revelam a ternura, criatividade e o afeto com que a escritora cultivava os laços familiares, especialmente com os netos, transformando o cotidiano em narrativa viva.
Situada na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, a casa funciona das 9h às 17h.
Casa do Carnaval da Bahia
A programação começa nesta sexta, às 14h, com a roda de conversa “Educação e o Carnaval” junto com professores. Gratuito e aberto ao público, o evento promove um diálogo entre profissionais da educação e do carnaval, com reflexões sobre práticas pedagógicas, formação musical e artística, acessibilidade ao ensino da arte e o papel da arte como ferramenta de transformação social.
No sábado, o público está convidado a soltar a voz no Carnaokê, a partir das 14h. Nesse evento, o visitante se torna a principal atração e sobe ao palco para cantar as músicas que embalaram e ainda embalam os carnavais da Bahia.
No domingo, das 9h às 17h, acontece o Camarote de Jogos, uma atividade inspirada no rico acervo e história do carnaval baiano. Os participantes se divertem com jogos criados especialmente para recriar a energia e a alegria do carnaval. O espaço cultural se transforma em um ambiente de desafios, risadas e muita festa para celebrar a história da folia.
A Casa do Carnaval da Bahia está situada na Praça Ramos de Queirós, no Pelourinho. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.
Cidade da Música da Bahia
No sábado, às 15h, uma gincana musical reunirá brincadeiras e desafios para provocar no público a imaginação e os movimentos corporais. A atividade busca explorar o universo da música de forma divertida e interativa.
No domingo, às 11h, a administração do equipamento cultural promove o Timeline CMB, um jogo que une cultura, interatividade e tecnologia para aproximar o público da herança musical baiana. A brincadeira explora ritmos, personagens e curiosidades que fazem da Bahia um dos maiores polos musicais do mundo.
A Cidade da Música da Bahia está situada na Praça Visconde de Cayru, no Comércio. O funcionamento é das 11h às 16h.
Espaço Carybé de Artes
Os visitantes do Espaço Carybé de Artes irão se tornar artistas por um dia ao explorar duas atividades de produção artística feitas com materiais recicláveis. No sábado, a partir das 14h, durante a oficina Artista por um Dia – Origamis Halloween, será possível explorar formas, cores e dobraduras de papel, dando vida a animais, flores e figuras inspiradas na cultura local. As técnicas utilizadas serão de dobradura e composição.
Já no domingo, também às 14h, será a vez de transformar simples caixas e pedaços de papelão em esculturas, objetos e composições artísticas, durante a oficina Artista por um Dia – Arte em Papelão. A atividade propõe a utilização de técnicas de recorte, colagem e modelagem.
O Espaço Carybé de Artes está localizado no Forte de São Diogo, no Porto da Barra. O funcionamento ocorre das 10h às 18h.
Memorial 2 de Julho
No sábado, às 15h, o Memorial 2 de Julho contará com a realização da oficina Independência é Massa: Brinquedos, em que os participantes poderão criar pequenas esculturas, personagens e demais objetos feitos com massinha de modelar. A atividade busca resgatar memórias afetivas e estimular a coordenação motora. Além disso, os visitantes poderão conhecer o acervo histórico da Independência da Bahia, que reúne aspectos culturais, simbólicos e patrimoniais da data.
No domingo, às 15h, a atividade Brincadeiras da Independência será um convite para reviver clássicos como amarelinha, pula-corda, corrida de saco e outras brincadeiras tradicionais, em um ambiente lúdico e cheio de diversão. A ação é inspirada nos jogos que marcaram a infância dos anos 1980 e 1990.
O Memorial 2 de Julho fica no Largo da Lapinha, no bairro da Liberdade. O equipamento funciona das 10h às 17h, com entrada até as 16h.