A atriz Larissa Manoela, de 24 anos, postou uma série de fotos de topless no Instagram nesta sexta-feira (17) para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Outubro Rosa: um mês de conscientização, saúde, cuidado e vida! Faça o autoexame e previna-se! Prevenir é amar #OutubroRosa”, escreveu a artista na legenda dos cliques.
O autoexame e as consultas regulares ao ginecologista, seguidos de exames de rastreamento como a mamografia, são essenciais para a detecção precoce. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem alta chance de cura, podendo chegar a até 95% ou mais, segundo especialistas. O diagnóstico precoce aumenta significativamente a probabilidade de cura, tornando o tratamento mais eficaz.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou neste mês do Outubro Rosa a publicação Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025, com informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, acesso a exames e tratamento para ajudar profissionais de saúde e gestores pelo país.
Segundo o instituto, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. São estimados 73.610 novos casos este ano. Em 2023, foram contabilizadas mais de 20 mil mortes pela doença no país. Entre 2020 e 2023, houve redução da mortalidade entre mulheres na faixa entre 40 e 49 anos.
De acordo com o relatório, o Sudeste é a região com maior incidência da doença, e Santa Catarina, no Sul, registra a maior taxa entre as unidades da federação. Em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste lideram, e as maiores taxas estão em Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente.