Uma turista de Florianópolis (SC) foi multada em R$ 10 mil após tocar em uma tartaruga-marinha durante um mergulho em Fernando de Noronha. O caso foi confirmado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela fiscalização ambiental no arquipélago.
A penalidade foi aplicada em 3 de outubro, após o Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio identificar a infração por meio de um vídeo publicado pela própria visitante nas redes sociais, no qual ela aparece ao lado dos filhos acariciando o animal. As imagens, gravadas em 26 de setembro, também mostram outra pessoa tocando na tartaruga.
Infração ambiental: uma turista de Santa Catarina foi multada em R$ 10 mil após ser flagrada tocando em uma tartaruga-verde durante um mergulho em Fernando de Noronha, Pernambuco. pic.twitter.com/1EHNshGVmz
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) October 15, 2025
De acordo com o ICMBio, o ato viola o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha, que proíbe qualquer tipo de interação com animais silvestres. A coordenadora da Área Temática de Proteção do órgão, Edineia Correia, destacou que esse tipo de contato pode provocar estresse, ferimentos e alterar o comportamento natural das espécies marinhas.
Ela reforçou ainda que visitantes devem manter distância, evitar tocar e não alimentar os animais. Segundo Edineia, essas orientações são fundamentais para garantir a preservação da fauna e o equilíbrio ambiental de Fernando de Noronha, uma das áreas de maior biodiversidade do país.