O Brasil segue em estado de alerta por conta dos casos de bebidas adulteradas com metanol. Só nesta terça-feira (14), seis pessoas foram presas em São Paulo durante uma operação de combate à falsificação de bebidas alcoólicas. No total, cerca de 57 pessoas já foram detidas no estado pela venda de produtos adulterados.
As prisões fazem parte da operação Poison Source (Fonte do Veneno), que atuou em oito cidades paulistas com o objetivo de desmantelar esquemas criminosos de produção e comercialização de bebidas falsificadas.
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios, incluindo a capital paulista, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, há 213 notificações registradas de intoxicação por metanol, sendo 32 casos confirmados e 181 sob investigação – 320 casos suspeitos já foram descartados.
Entre os casos confirmados de intoxicação por bebida adulterada estão em São Paulo (28), no Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Há cinco óbitos confirmados em São Paulo e nove estão sendo investigados – três em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Ceará.