Gilberto Gil foi confirmado, nesta quarta-feira (15), no line-up do Global Citizen Festival: Amazônia, que acontece no dia 1º de novembro, no Estádio Mangueirão, em Belém. Esta será a primeira edição do evento na América Latina, reunindo artistas, lideranças indígenas e autoridades em um grande ato em defesa da Amazônia.
O festival será apresentado por Regina Casé, Mel Fronckowiak, Hugo Gloss e Isabelle Nogueira, e contará com participações especiais de Rodrigo Santoro e Estêvão Ciavatta.
Além de Gil, o palco receberá nomes como Anitta, Gaby Amarantos, Seu Jorge e Chris Martin, vocalista do Coldplay. O Cacique Raoni Metuktire também participará da programação.
Entre as lideranças confirmadas estão Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Célia Xakriabá, deputada federal por Minas Gerais; e Helder Barbalho, governador do Pará. Também participam Samela Sateré Mawé, bióloga e ativista indígena; Juma Xipaia, cacica e fundadora do Instituto Juma; além de representantes de comunidades quilombolas e ambientais, como Jean Ferreira da Silva, José Kaeté, Luene Karipuna, Priscila Tapajowara, Puyr Tembé, Úrsula Vidal e Vanuza do Abacatal.
O evento marca o encerramento da campanha “Proteja a Amazônia”, lançada há um ano, que já arrecadou mais de US$ 345 milhões em compromissos voltados à preservação da floresta.
Os ingressos para o Global Citizen Festival: Amazônia estão disponíveis exclusivamente para os moradores de Belém e do Estado do Pará, no Brasil, e podem ser conquistados ao realizar ações no aplicativo ou site da Global Citizen, ou enviando uma mensagem de WhatsApp para +55 (11) 4040-7099, para solicitar ações para acabar com o desmatamento, acelerar a transição justa para energias renováveis e apoiar comunidades na linha de frente dos impactos climáticos. A elegibilidade será confirmada por meio de um processo de verificação de residência.
Os portões do Mangueirão serão abertos às 16h, com início do evento às 17h30. A transmissão nacional e internacional começa às 19h, com exibição ao vivo no Multishow e no Globoplay, aberto para não-assinantes.
Os melhores momentos serão exibidos pela TV Globo, e o público de outros países poderá acompanhar pelo YouTube e ViX, nos Estados Unidos, México e América Latina.