O Dia dos Professores é celebrado nesta quarta-feira (15) em todo o país, em homenagem à data em que foi sancionada a lei que criou as primeiras escolas de ensino elementar no Brasil, em 1827. Apesar da importância da data, nem todo mundo tem folga.
De acordo com um decreto de 1963, o Dia do Professor não é considerado um feriado nacional, mas feriado escolar. Isso significa que, geralmente, apenas alunos, professores e funcionários de instituições de ensino têm direito ao dia de descanso.
Por esse motivo, a data não aparece na lista oficial de feriados e pontos facultativos nacionais de 2025, divulgada pelo governo federal.
Mas nem tudo está perdido para quem espera por um descanso: ainda restam quatro feriados nacionais até o fim de 2025, sendo que dois deles podem ser emendados para prolongar o fim de semana.
Os feriados que caem em quintas-feiras e que podem gerar ponto facultativo na sexta são 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 25 de dezembro (Natal). Além disso, o ano ainda terá outros dois feriados que caem em finais de semana: 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).
No caso dos soteropolitanos, há mais uma chance de folga prolongada: 8 de dezembro, feriado municipal em Salvador, que celebra Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da cidade e da Bahia. A data, que em 2025 cai numa segunda-feira, promete movimentar o calendário local com celebrações religiosas e possibilidade de descanso estendido.