Um tremor de terra registrado na manhã desta terça-feira (14) em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, foi sentido em Taguatinga, no sudeste do Tocantins. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o evento teve magnitude 4,2 mR e ocorreu por volta das 10h14.
Moradores de Taguatinga relataram que o chão tremeu em alguns pontos da cidade. “Tipo rolo compressor passando na rua”, descreveu um deles nas redes sociais.
O tremor foi detectado pelas estações da RSBR e analisado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que confirmou o epicentro em território baiano.
A RSBR informou que sismos de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, especialmente na região Nordeste. Esses fenômenos naturais ocorrem, na maioria das vezes, por causa das pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.
O último tremor registrado na Bahia havia acontecido em 11 de outubro, no município de Jacobina, com magnitude 1,9 mR. Entre janeiro e julho de 2025, a Bahia registrou 86 tremores de terra.