Ministro de Minas e Energia afirma que Brasil não precisa do Horário de Verão em 2025

Ministro de Minas e Energia afirma que Brasil não precisa do Horário de Verão em 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 14/10/2025 às 09:58 / Leia em 2 minutos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil não precisará adotar o Horário de Verão em 2025. Segundo ele, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia o tema mensalmente e concluiu que a medida não é necessária neste ano.

A declaração foi dada durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”. “Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, disse Silveira.

O ministro reforçou que o governo está preparado para agir caso a situação mude. “Nós estamos completamente seguros que nós não precisamos do Horário de Verão esse ano […] Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”, completou.

No início de outubro, o Ministério de Minas e Energia já havia informado oficialmente que o país não retomará o Horário de Verão em 2025. A prática, suspensa desde 2019, consistia em adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica e aproveitar melhor a luz natural.

O esclarecimento foi feito para desmentir rumores sobre o possível retorno da medida. O governo, no entanto, afirmou que continuará avaliando periodicamente a necessidade de retomá-la.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia