Apagão atinge Bahia e outros seis estados na madrugada desta terça-feira (14)

Apagão atinge Bahia e outros seis estados na madrugada desta terça-feira (14)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do Metrópoles

Agência Brasil

Publicado em 14/10/2025 às 07:06 / Leia em 2 minutos

Ao menos sete estados brasileiros, entre eles a Bahia, registraram apagões na madrugada desta terça-feira (14). As interrupções no fornecimento de energia elétrica duraram entre 30 minutos e uma hora e atingiram também São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.

De acordo com informações das concessionárias locais, a falha pode ter sido causada por uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela distribuição de energia em todo o país.

No Rio de Janeiro, a Light informou que cerca de 450 mil clientes foram afetados. A empresa explicou que o problema foi provocado por uma falha no SIN que acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo automático de segurança utilizado para evitar sobrecargas. As regiões mais atingidas foram a zona norte, zona oeste e a Baixada Fluminense, onde o fornecimento foi restabelecido em cerca de 30 minutos.

No Norte, a Amazonas Energia confirmou que o apagão atingiu as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. O serviço foi normalizado por volta de 0h25, após cerca de uma hora de interrupção.

Em São Paulo, a Enel classificou o apagão como um evento de “âmbito nacional”, sem detalhar o número de consumidores impactados. No estado, o problema durou menos de 10 minutos.

Outros estados, como Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina, também registraram relatos de falhas no fornecimento de energia, mas até o momento não há informações oficiais sobre o número de pessoas afetadas ou as causas específicas em cada região.

Na Bahia, cerca de 16% dos clientes foram afetados. O restabelecimento foi gradativo e em aproximadamente 40 minutos, 99% dos clientes já tinham energia. Às 2h11, o fornecimento foi normalizado para os consumidores restantes no estado.

Em nota, na manhã desta terça-feira (4), o Ministério de Minas e Energia informou que um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, foi o responsável pelo apagão.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia