Salvador se prepara para receber a 11ª edição do Afro Fashion Day (AFD) — o maior evento de moda negra do Brasil. Este ano, o projeto será realizado em 1º de novembro, em um local ainda a ser revelado. Criada em 2015, a iniciativa abrirá oficialmente as celebrações do Salvador Capital Afro, movimento com programação durante o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra na capital baiana, território com a maior população negra fora de Africa.

AFD é considerada o maior evento de moda negra do país.
Com o tema “Beleza”, o AFD 2025 propõe uma reflexão sobre a estética afro-brasileira, a pluralidade dos corpos e o poder da autoexpressão. Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do Jornal Correio – realizador do desfile -, conta que a expectativa desta edição é ampliar ainda mais a visibilidade do projeto e fortalecer a conexão entre cultura, moda e mercado: “Mais do que um desfile, o Afro Fashion Day é uma plataforma de representatividade, empreendedorismo e impacto social, que transforma a moda em instrumento de valorização da cultura afro-brasileira. Ao longo de uma década, o evento vem revelando talentos, fortalecendo marcas e impulsionando profissionais negros em toda a cadeia produtiva da moda.”
A edição de 2024 marcou os 10 anos de história do AFD, reunindo 6.500 pessoas, 76 modelos, 38 estilistas, 45 expositores e 15 atrações musicais em um espetáculo que celebrou a ancestralidade, diversidade e inovação. Foram 80 horas de montagem e 11 horas de evento, transformando Salvador na capital da moda afro-brasileira.

A edição de 2024 marcou 10 anos do AFD.
Com mais de 100 mil participantes, 500 modelos e 2 mil profissionais envolvidos desde a primeira edição, o AFD se consolidou como um movimento de afirmação, identidade e resistência. O sucesso do Afro Fashion Day ultrapassou fronteiras. Em 2016, o projeto foi premiado no The Global Media Awards, promovido pela INMA (International News Media Association), na categoria “Melhor Uso de um Evento para Construir uma Grife de Notícias”.