Afro Fashion Day: maior evento de moda negra do Brasil abrirá programação que celebra o Novembro Negro em Salvador

Afro Fashion Day: maior evento de moda negra do Brasil abrirá programação que celebra o Novembro Negro em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia / Kirk Moreno

Lucas Assis

Publicado em 14/10/2025 às 13:22 / Leia em 2 minutos

Salvador se prepara para receber a 11ª edição do Afro Fashion Day (AFD) — o maior evento de moda negra do Brasil. Este ano, o projeto será realizado em 1º de novembro, em um local ainda a ser revelado. Criada em 2015, a iniciativa abrirá oficialmente as celebrações do Salvador Capital Afro, movimento com programação durante o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra na capital baiana, território com a maior população negra fora de Africa.

AFD é considerada o maior evento de moda negra do país.

Com o tema “Beleza”, o AFD 2025 propõe uma reflexão sobre a estética afro-brasileira, a pluralidade dos corpos e o poder da autoexpressão. Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do Jornal Correio – realizador do desfile -, conta que a expectativa desta edição é ampliar ainda mais a visibilidade do projeto e fortalecer a conexão entre cultura, moda e mercado: “Mais do que um desfile, o Afro Fashion Day é uma plataforma de representatividade, empreendedorismo e impacto social, que transforma a moda em instrumento de valorização da cultura afro-brasileira. Ao longo de uma década, o evento vem revelando talentos, fortalecendo marcas e impulsionando profissionais negros em toda a cadeia produtiva da moda.”

A edição de 2024 marcou os 10 anos de história do AFD, reunindo 6.500 pessoas, 76 modelos, 38 estilistas, 45 expositores e 15 atrações musicais em um espetáculo que celebrou a ancestralidade, diversidade e inovação. Foram 80 horas de montagem e 11 horas de evento, transformando Salvador na capital da moda afro-brasileira.

A edição de 2024 marcou 10 anos do AFD.

Com mais de 100 mil participantes, 500 modelos e 2 mil profissionais envolvidos desde a primeira edição, o AFD se consolidou como um movimento de afirmação, identidade e resistência.  O sucesso do Afro Fashion Day ultrapassou fronteiras. Em 2016, o projeto foi premiado no The Global Media Awards, promovido pela INMA (International News Media Association), na categoria “Melhor Uso de um Evento para Construir uma Grife de Notícias”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia