A Bahia se prepara para receber um fluxo ainda maior de turistas no Verão 2025/2026. O estado contará com mais de 3,7 mil voos extras em rotas nacionais, conectando os principais destinos baianos (Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Morro de São Paulo e Boipeba) a diversos aeroportos do país.
A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que atua na captação de voos em parceria com companhias aéreas e aeroportos. A ampliação da malha aérea, segundo a pasta, é essencial para manter o estado em posição de destaque no turismo brasileiro.
“A captação de voos é contínua e está entre as prioridades do Governo do Estado, que exige mais esforço para atender a grande demanda da alta temporada. Nesse quesito, a Bahia está bem contemplada para bater novo recorde de turistas nacionais no próximo Verão”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
A Gol Linhas Aéreas terá um papel de destaque no reforço da malha aérea baiana. Serão 7,6 mil voos para Salvador, um aumento de 20% em relação ao verão anterior, somando 1,4 milhão de assentos. O crescimento se concentra nas rotas com origem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
No interior da Bahia, a oferta da Gol crescerá 40%, com 1,2 mil voos e 240 mil assentos. Só Porto Seguro terá 500 voos extras, partindo de Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. Já Ilhéus contará com 160 voos adicionais vindos de São Paulo e um do Rio de Janeiro, um aumento de 45% e 31 mil novos assentos. Vitória da Conquista, por sua vez, voltará a ter dois voos diários de aeroportos paulistas.
A Azul Linhas Aéreas também ampliará sua presença, com 880 voos extras e 132,4 mil assentos adicionais, uma alta de 26% nas operações e 28% na oferta de lugares. Serão 432 novos voos para Salvador, 300 para Porto Seguro e 148 para Ilhéus, com partidas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A Latam Airlines aumentará em 15% suas operações nos aeroportos baianos, passando de 77 para 88 frequências semanais. As novas rotas incluem voos do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Salvador e Porto Seguro, e de São Paulo (Congonhas) para Ilhéus.
Já a Abaeté Linhas Aéreas, especializada em destinos turísticos dentro do estado, terá mais de 500 voos no período, com cinco mil assentos disponíveis, um crescimento de 63%. As rotas ligarão Salvador a Morro de São Paulo e Boipeba, no município de Cairu.