Um biólogo encontrou uma embalagem plástica de mais de 30 anos na manhã desta segunda-feira (13), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O caso foi compartilhado durante o programa RJ TV, que alertou sobre o descarte de lixo na região.
“Aqui você já tem até um ecossistema se desenvolvendo, com mexilhões, cracas e algas em um saco com data de 28 de fevereiro de 1995. Ou seja, este saco está flutuando na Lagoa Rodrigo de Freitas há 30 anos”, disse o biólogo Mário Moscatelli.
O especialista aproveitou para falar sobre a importância do descarte correto do lixo como o primeiro passo para a responsabilidade ambiental. “Além de exigir das autoridades, os compromissos ambientais, se preocupar com a questão da Cop 30, precisamos que as pessoas assumam o mínimo de responsabilidade. E esse mínimo é o descarte adequado, na lixeira”, destacou Moscatelli.
O episódio, inclusive, levantou debates sobre os maus-tratos que a lagoa sofreu por décadas. Hoje, a área conta com 13 elevatórias que desviam milhões de litros de esgoto diariamente para tratamento, medidas que já começam a refletir na recuperação da biodiversidade local, segundo especialistas.
Ver essa foto no Instagram