A ministra da Cultura, Margareth Menezes, protagonizou um momento marcante durante o 17º Festival Cultural e Gastronômico da Ostra, realizado neste sábado (11), na Comunidade Quilombola do Kaonge, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano.
Em clima de celebração, a artista subiu ao palco de forma espontânea e emocionou o público ao cantar “Faraó”, um de seus maiores sucessos. O gesto foi recebido com entusiasmo e simbolizou a conexão entre cultura, ancestralidade e identidade baiana, temas centrais do evento.
— Midia Only (@midiaonly) October 11, 2025
Com entrada gratuita mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis para a campanha Bahia Sem Fome, o festival segue até este domingo (12) com uma programação que inclui oficinas, rodas de conversa, feira de economia solidária, manifestações culturais e apresentações musicais.
Sob o tema “Agricultura Familiar – Raízes da Terra e o Futuro da Alimentação”, o festival celebra a riqueza da culinária tradicional e da produção local. A ostra, símbolo da região, é a estrela dos pratos oferecidos ao público — de moquecas e ostras empanadas ao tradicional Ajeum de Vunji, que une caruru, moqueca e ostra empanada em uma experiência gastronômica ancestral.
A 17ª edição do Festival das Ostras é realizada pela TAG, PetroReconcavo e Governo da Bahia.
.