Das Olimpíadas para a Bahia: escola de hipismo fundada por campeão pan-americano revela talentos em Lauro de Freitas

Das Olimpíadas para a Bahia: escola de hipismo fundada por campeão pan-americano revela talentos em Lauro de Freitas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

com informações do CORREIO

Divulgação

Publicado em 11/10/2025 às 15:23 / Leia em 3 minutos

m meio a uma área de 32 mil m² de natureza, em Lauro de Freitas, a Academia Baiana de Hipismo (ABH) se destaca como um dos principais centros de formação de cavaleiros do Brasil. Fundada em 2010 pelo cavaleiro André Giovanini, medalhista pan-americano e integrante da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a escola já revelou diversos talentos e se tornou referência no esporte.

Com 26 cavalos e cerca de 250 alunos, entre crianças, jovens e adultos, a ABH oferece aulas para quem busca o hipismo como esporte, lazer ou prática de saúde. A estrutura conta com pista, área verde, equipe técnica especializada e animais preparados para diferentes níveis de aprendizagem.

André Giovanini é atleta olímpico e fundou a Academia Baiana de Hipismo por Divulgação

A proposta da escola é democratizar o acesso ao hipismo, modalidade muitas vezes associada a altos custos. “A pessoa não precisa ter um cavalo para começar. A gente empresta os cavalos e ensina desde o básico”, explica André. Crianças a partir de 2 anos de idade já podem participar, e a escola também realiza ações sociais com foco na inclusão e na descoberta de novos talentos.

Neste fim de semana, dias 11 e 12 de outubro, a ABH promove o ranking anual, evento aberto ao público e com entrada gratuita. Além das provas, haverá brinquedos para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças.

André Giovanini é atleta olímpico e fundou a Academia Baiana de Hipismo por Divulgação

“A ideia de montar a academia foi para fazer a continuação e a renovação do esporte, porque, como em todos os esportes, muita gente começa e para. As pessoas mudam de cidade, entram na faculdade… É a rotatividade natural. Mas a escola segue descobrindo novos talentos, como uma escolinha de futebol”, destaca o fundador.

Natural de Limeira (SP), André Giovanini chegou à Bahia em 2004 para trabalhar com hipismo. Após a extinção do centro em que atuava, decidiu abrir sua própria escola cinco anos depois. Com forte presença em competições e foco na formação de base, a ABH tem ajudado a aproximar o hipismo de novos públicos, contribuindo para o desenvolvimento do esporte no estado.

Leia mais notícias no CORREIO.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia