UFRB recebe terreno do governo para construção do ‘Campus Dona Canô’, em Santo Amaro

UFRB recebe terreno do governo para construção do ‘Campus Dona Canô’, em Santo Amaro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 10/10/2025 às 16:14 / Leia em 2 minutos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu oficialmente a cessão do terreno onde será construída a sede definitiva do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), em Santo Amaro. A assinatura do termo de cessão foi realizada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia na Enseada do Paraguaçu, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, nesta quinta-feira (9).

O futuro campus recebeu o nome simbólico de “Campus Dona Canô”, uma homenagem feita pelo presidente Lula à matriarca santoamarense Dona Canô, figura emblemática da cultura baiana.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância dos investimentos para o fortalecimento da educação superior no estado. “O presidente Lula vai voltar aqui, a Santo Amaro, para inaugurar a nova sede da UFRB, cumprindo o compromisso assumido com Dona Canô, Caetano, Bethânia, Rodrigo e, sobretudo, com a UFRB. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi a primeira universidade criada pelo Governo Lula no interior da Bahia e hoje emprega mais de mil professores e profissionais qualificados”, destacou.

O governo também anunciou a expectativa de investimento de cerca de R$ 25 milhões, de recursos provenientes do novo PAC, na construção do novo centro da UFRB em Santo Amaro.

O terreno cedido abrigava a antiga Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e será o local de construção do novo campus da UFRB em Santo Amaro. Em março de 2025, a UFRB finalizou e apresentou ao Ministério da Educação (MEC) o projeto arquitetônico do novo campus do Cecult, já adaptado ao novo terreno. O projeto prevê uma área construída de 7.240 m², com 28 salas de aula, 8 laboratórios, 3 salas multiuso, 3 estúdios e 28 outros espaços voltados à formação acadêmica e produção cultural.

A construção do “Campus Dona Canô” atende a uma demanda histórica da comunidade acadêmica de Santo Amaro. Atualmente, o Cecult oferece sete cursos de graduação e dois programas de pós-graduação nas áreas de arte e cultura. Desde a sua inauguração em 2013, sua sede funciona em prédios adaptados no centro da cidade.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia