A capital baiana acaba de conquistar reconhecimento nacional por sua capacidade de inovar na gestão da maior festa de rua do planeta. Salvador foi a vencedora da Categoria Pública do Prêmio Eu Esri Brasil 2025, o principal evento de geotecnologia do país, com o projeto Masterplan do Carnaval, desenvolvido pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Criada em 2023, a plataforma digital reúne e integra informações de mais de 30 órgãos públicos municipais e estaduais, permitindo o planejamento, licenciamento e operação do Carnaval em tempo real, de forma interativa e estratégica. O Masterplan já é considerado referência nacional em governança pública inteligente.
“O Carnaval continua sendo do povo, com gestão estratégica, integrada e inteligente. Esse reconhecimento é fruto da sinergia entre todos os órgãos envolvidos na operação da festa”, afirmou o presidente da Saltur, Isaac Edington.
A solução inovadora conta com 28 mapas georreferenciados, mais de 3,5 mil estruturas mapeadas com fotos, vídeos e QR Codes, além de painéis e monitoramento digital em tempo real. O sistema acompanha desde rotas de trios elétricos e ambulâncias até o fluxo de pedestres, otimizando o trabalho operacional e aumentando a segurança do evento.
“O Masterplan representa um novo modelo de governança digital para grandes eventos, reforçando Salvador como referência nacional em inovação e gestão pública inteligente”, destacou o secretário de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga.
O projeto de Salvador foi escolhido entre mais de 45 iniciativas de todo o Brasil e premiado pela Environmental Systems Research Institute (Esri), referência mundial em inteligência geográfica. O prêmio foi concedido durante o Eu Esri Brasil, que reúne gestores públicos, especialistas e profissionais de tecnologia de todo o país.
Além do prêmio, Salvador também foi reconhecida em 2025 pelo Guinness World Records como a cidade com o Maior Carnaval de Trios Elétricos do Mundo.
Para o Carnaval de 2026, quando a folia celebra 110 anos do samba, o Masterplan seguirá como base para a atuação de todos os órgãos envolvidos, articulados em seis grandes eixos: Coordenação e Governança; Segurança e Ordem Pública; Mobilidade e Trânsito; Saúde e Vigilância Sanitária; Limpeza e Infraestrutura; e Proteção Social.