A inauguração da fábrica da BYD em Camaçari foi marcada por celebração na tarde desta quinta-feira (9). Durante o evento, o prefeito da cidade, Luiz Caetano (PT), destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em atrair novos investimentos para o município, um dos principais polos industriais do Nordeste.
Em seu discurso, Caetano relembrou o período de incertezas vivido após o fechamento da antiga fábrica da Ford, durante a pandemia, e enfatizou a importância do apoio político. “Precisou Luiz Inácio Lula da Silva voltar a ser presidente para trazer a BYD. Uma fábrica que produz três, vai produzir seis, sete vezes mais do que produzia a Ford. Portanto, senhor presidente, eu quero lhe saudar”, disse.
Com expectativa de gerar 6 mil empregos até 2029, a BYD deve investir cerca de R$ 5,6 bilhões em Camaçari e na região metropolitana, impulsionando a economia e abrindo novas oportunidades de trabalho. “Lançamos aqui um projeto ousado e necessário: fazer de Camaçari a capital da mobilidade verde e da inovação tecnológica na América Latina. Este é um compromisso com as próximas gerações e um pacto com o futuro”, afirmou o prefeito.
Empolgado com os novos rumos do município, Caetano destacou que a chegada da montadora chinesa simboliza um futuro promissor para a juventude.
“Estamos prontos para construir parcerias duradoras que gerem o desenvolvimento com responsabilidade ambiental, responsabilidade social e também tecnológica. A BYD queremos expressar nossa confiança e gratidão. Essa fábrica, senhora Lee, que já é camassariense, representa mais do que o investimento. Representa uma aliança, uma parceria com o nosso povo, com a nossa juventude, com a nossa história e com o nosso futuro“, declarou.