A Basílica de Nazaré, em Belém, foi tomada pela emoção nesta quarta-feira (9) durante a apresentação do novo manto de Nossa Senhora de Nazaré. A revelação, momento tradicional que antecede o Círio, aconteceu após a missa das 18h e encantou os fiéis que lotaram o templo e seus arredores.
Com as luzes apagadas e apenas um feixe de luz iluminando a imagem peregrina, o novo manto foi revelado, arrancando aplausos e lágrimas do público. Em seguida, a santa percorreu a nave central da Basílica, abençoando os devotos sob forte comoção.
Assinado pela estilista paraense e devota Letícia Nassar, também responsável pelo manto do ano passado, o traje de 2025 foi inspirado no tema do Círio deste ano: “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação!”.
A peça traz ícones da criação, como a Árvore da Vida, Adão e Eva, além da representação do céu do dia e da noite. Na base, bordados que remetem à água e de onde nascem ramos de rosa reforçam a narrativa bíblica da redenção da humanidade por meio de uma mulher — Maria.
Celebrada como mãe, rainha e símbolo de força feminina, Nossa Senhora de Nazaré é homenageada no manto de 2025 como o coração da festa e protetora de seus fiéis, envoltos sob o seu manto acolhedor.