O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na Bahia nesta quinta-feira (9), onde participou da cerimônia de inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD Brasil, no complexo industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O empreendimento representa um investimento de R$ 5,5 bilhões e marca a chegada oficial da empresa ao estado.
Durante o evento, Lula celebrou a importância do projeto para o desenvolvimento regional e defendeu a soberania nacional, destacando o potencial produtivo e natural do Brasil.
“Esse ato aqui é a demonstração de que nós estamos criando uma pátria soberana”, afirmou o presidente, ressaltando riquezas como a maior reserva florestal do mundo, 12% da água doce do planeta, além da tecnologia de ponta do país na extração de petróleo em águas profundas.
Ver essa foto no Instagram
Lula também citou a importância da mão de obra brasileira. Relembrando a instalação da Ford na região, mencionou uma fala de um executivo da empresa:
“Ele disse pra mim: ‘Presidente Lula, é impressionante, aquilo que os americanos levam muito tempo pra aprender, um trabalhador brasileiro em 90 dias já está fazendo com a maior perfeição’”, contou.
Ao comentar sobre relações internacionais, o presidente afirmou que o Brasil busca manter boas relações com todos os países, incluindo Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Bolívia.
“Nós não queremos estar mal com nenhum país. Nós queremos estar bem porque esse povo aqui é um povo motivado a amor”, disse, lembrando o papel histórico das mulheres na luta pela independência da Bahia em 2 de julho de 1823.
A nova planta da BYD ocupa o espaço anteriormente utilizado pela Ford e representa uma nova fase para a indústria automotiva baiana, com foco em tecnologia e sustentabilidade.