Favorito para suceder Barroso no STF, Jorge Messias viajou com Lula para Bahia

Favorito para suceder Barroso no STF, Jorge Messias viajou com Lula para Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 09/10/2025 às 18:57 / Leia em 2 minutos

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, desponta como o favorito para ocupar a vaga que será deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O nome do advogado-geral, que tem a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou força após o anúncio da aposentadoria de Barroso, feito nesta quinta-feira (9), ao fim da sessão plenária da Corte.

Messias estava justamente ao lado do presidente Lula no momento em que o ministro do STF fez o comunicado. Ele acompanhava o chefe do Executivo em viagem oficial à Bahia, onde participaram da inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, e do anúncio de investimentos da Petrobras em Maragogipe, ambos na região metropolitana de Salvador. O ministro viajou no avião presidencial e foi visto nas agendas ao lado dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA). A previsão é que ele retorne com o presidente a Brasília no mesmo voo.

Além de Messias, outro nome em discussão é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que conta com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Apesar disso, a escolha deve recair sobre alguém próximo ao Planalto e de perfil técnico, características que fortalecem o nome do atual advogado-geral da União.

Barroso, de 67 anos, comunicou que sua saída deve ocorrer já na próxima semana. Ele afirmou que é hora de “seguir outros rumos” e dedicar mais tempo à literatura e à vida pessoal. O magistrado, que presidiu o STF até o fim de setembro, poderia permanecer na Corte até 2033, quando completaria 75 anos — idade limite para o funcionalismo público.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia