Aos 79 anos, Lula volta a falar sobre candidatura em 2026: ‘Se eu tiver com a vontade de hoje, não tenho dúvidas’

Aos 79 anos, Lula volta a falar sobre candidatura em 2026: ‘Se eu tiver com a vontade de hoje, não tenho dúvidas’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Publicado em 09/10/2025 às 11:02 / Leia em 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que pretende disputar a reeleição em 2026, caso sua saúde permita. Prestes a completar 80 anos, em 27 de outubro, o petista destacou que a decisão também dependerá do partido e de aliados, mas deixou clara a disposição para seguir na disputa.

“Sou um homem de 80 anos. Me preocupo com a minha saúde, eu me cuido, porque quem me ama de verdade, além da Janja, sou eu. Se eu não cuidar de mim, ninguém vai”, disse, em entrevista à Rádio Piatã FM, de Salvador.

Lula comentou ainda que mantém uma rotina intensa de exercícios: “Faço quase duas horas de esteira por dia, faço perna, faço braço. A gente começa a envelhecer pelas pernas. O homem ou mulher que tem uma causa pode até envelhecer no tempo, mas não fica velho”.

Durante a conversa, o presidente afirmou que, se mantiver o mesmo ânimo e vigor físico que tem atualmente, será novamente candidato ao Palácio do Planalto. “Se eu estiver com a motivação e a vontade que tenho hoje, não tenho dúvida de que serei candidato à Presidência da República pelo quarto mandato”, declarou.

Sem cravar uma data para oficializar a decisão, Lula ressaltou o desejo de continuar à frente do governo e aproveitou para mandar um recado à oposição.

“Se eu tiver do jeito que estou, serei candidato para ganhar as eleições. Tenho certeza de que os nossos possíveis adversários estão muito mais preocupados do que eu, porque sabem que será difícil derrotar um candidato como eu”, afirmou.

Nesta quinta-feira (9), Lula cumpre agenda Camaçari, onde participará da inauguração da fábrica da BYD. a visita de Lula ao estado também marcará o anúncio da retomada da indústria naval na Bahia. O presidente revelou que a Petrobras vai investir R$ 2,5 bilhões na construção de navios e barcaças.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia