Temporada de cruzeiros 2025/2026 deve atrair mais de 260 mil turistas nacionais e internacionais ao litoral baiano

Temporada de cruzeiros 2025/2026 deve atrair mais de 260 mil turistas nacionais e internacionais ao litoral baiano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Amanda Ercília/GOVBA

Publicado em 08/10/2025 às 18:04 / Leia em 2 minutos

Com o maior número de atracações entre os estados do Nordeste, a Bahia abriu oficialmente, nesta quarta-feira (8), a temporada de cruzeiros marítimos 2025/2026. O navio Scenic Eclipse, considerado um dos mais luxuosos do mundo, atracou no Porto de Salvador trazendo 228 passageiros e marcou o início de um ciclo que deve movimentar mais de 260 mil cruzeiristas nos portos baianos.

Durante o período, a expectativa é de uma injeção de US$ 26 milhões na economia do estado, com escalas previstas em Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré.

Receptivo, investimento e crescimento

O receptivo foi coordenado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promoveu uma recepção especial com apresentação cultural e atendimento multilíngue para os visitantes.

“Na temporada 2024/2025, embarcaram no Porto de Salvador mais de 13 mil cruzeiristas, superando o período anterior. Nossa expectativa agora é de um incremento superior a 30% no número de passageiros embarcados, o que significa mais tempo de permanência e maior geração de receita na cidade”, afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O governo estadual também tem reforçado os investimentos em infraestrutura portuária, em parceria com a Codeba, para melhorar a recepção de grandes embarcações e otimizar o tempo de permanência dos navios.

Salvador, Ilhéus e mais: 61 escalas confirmadas

A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Patrícia Seabra, destacou que o estado terá 61 escalas ao longo da temporada, consolidando a Bahia como o destino com maior número de paradas marítimas do Nordeste. Os portos contemplados são:

  • Salvador
  • Ilhéus
  • Porto Seguro
  • Itacaré

“O turismo de cruzeiros é uma vitrine poderosa para a Bahia. A nossa expectativa é muito positiva, porque no ano passado tivemos ótimos resultados, e este ano a tendência é superar”, afirmou.

Impressões dos turistas

No porto, turistas estrangeiros celebraram a recepção e a beleza do litoral baiano. O australiano Peter West destacou a cultura local. “É minha primeira vez no Brasil. As praias, a cultura, é tudo muito bonito e eu adorei a apresentação na chegada, artistas incríveis.”

A também australiana Michelle Tietz explicou que escolheu o cruzeiro justamente para explorar o Brasil pelo mar. “Nunca tínhamos vindo aqui antes e estamos muito felizes em poder visitar a cidade por conta própria.”

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia