O teto do restaurante Jamile, do chef Henrique Fogaça, desabou após uma explosão no início da tarde desta quarta-feira (8), no bairro do Bixiga, região central de São Paulo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento vez seis vítimas. Uma delas sofreu contusão nos arcos costais e foi socorrida ao Pronto-Socorro São Paulo; outra apresentou dor na região das costelas e dificuldade para respirar, sendo encaminhada à UPA Vila Mariana; a terceira teve escoriações e recebeu atendimento na UPA Vergueiro; e a quarta está em atendimento pelo SAMU.
Outras duas vítimas permanecem presas nos escombros até o momento desta publicação. Segundo a Polícia Militar (PM), uma delas deixou de responder aos estímulos.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a dimensão da destruição e o intenso trabalho dos bombeiros, que utilizam escadas e equipamentos de escavação para acessar o interior do imóvel.
O desabamento ocorreu no Jamile Restaurante, localizado na Rua Treze de Maio, nº 647. O entorno foi isolado para o trabalho das equipes de emergência e perícia.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas da explosão nem sobre o estado de saúde das vítimas.
O Jamile
Segundo o Guia Michelin, o nostálgico bairro do Bixiga, na capital paulista, foi o local escolhido pelo renomado chef Henrique Fogaça, jurado do MasterChef Brasil, para abrir o Jamil há quase uma década. O restaurante conta com um amplo salão, cozinha aberta e um balcão de bar para os clientes que desejam acompanhar de perto a preparação dos pratos, além de um terraço interno.
A culinária brasileira tradicional é o destaque da casa, apresentada por meio de uma combinação de ingredientes e sabores de diferentes regiões. Entre as opções do menu estão bolinhos crocantes de cupim com geleia de pimenta, o cupim do sal com farofa de mandioca amarela e banana-da-terra e até uma moqueca baiana de peixe branco com camarões e farofa de mandioca.
De acordo com o Wikipédia, Fogaça é um dos três sócios do restaurante, juntamente com Turco Loco e Anuar Tacach. O chef comanda ainda outros locais conhecidos de São Paulo, como o Cão Veio e o Sal Gastronomia.