O cantor e compositor Evandro Okàn deu mais um importante passo na construção de seu novo álbum, previsto para 2026. Em Salvador, o artista se reuniu com o afoxé Filhos de Gandhy, maior bloco afro do Brasil, para a gravação de uma das faixas do projeto. A sessão contou ainda com a participação especial das Ganhadeiras de Itapuã, referência da música popular e da cultura baiana e responsáveis pela valorização e resgate das tradições importantes.
A canção, inspirada no ritmo afro-brasileiro Ijexá, foi escrita por Antônio Simas, produzida por Evandro e Damien Seth e contou com a participação de músicos que são referência na construção da música baiana, como o violonista Codó e o baixista Tony Duarte.
“A música é inspirada nos saberes ancestrais de Ossain, orixá das folhas e da cura, e fala sobre o poder curativo ancestral das ervas, além de trazer uma mensagem importante sobre ancestralidade, saúde em busca de equilíbrio e paz interior. Minha mãe, dona Jacira, também teve uma grande influência na faixa porque sempre transmitiu seus conhecimentos sobre o uso das plantas e seus poderes medicinais”, explica Okàn.
Em clima de imersão criativa, o artista também aproveitou sua passagem pela capital baiana para gravar uma colaboração inédita com o Ilê Ayê para o novo álbum do grupo Afrocidade, que será lançado em breve.

