O espetáculo “Cartas de Gaza”, do projeto “1, 2, 3, Salve Todos!”, chega ao palco do Teatro Molière, na Aliança Francesa, em Salvador, no mês de novembro. A peça, dirigida por Sérgio Farias e escrita por Camilo Fróes, terá apresentações nos dias 7, 14, 21 e 28, sempre às 19h30.
Com montagem do Grupo TECA Teatro, em parceria com o GIPE-CIT, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade da Escola de Teatro da UFBA, a obra combina documentos, depoimentos e criações originais inspiradas em pesquisas sobre a realidade palestina.
“Cartas de Gaza” tem como base o artigo “As Arabs See the Jews”, publicado em 1947 pelo rei Abdullah da Jordânia; o livro “Sumud em tempos de genocídio”, da psiquiatra palestina Samah Jabr; e trechos dos Monólogos de Gaza, cartas escritas em 2010 por jovens do grupo Ashtar Theatre Palestine. A montagem também se apoia em relatórios da ONU e no noticiário recente sobre o conflito na região.
O elenco é formado por participantes de uma oficina de teatro ministrada por Sérgio Farias na UFBA, além de integrantes do Grupo TECA e atores convidados. A proposta é construir, por meio de uma colagem de cenas e reflexões, um retrato sensível das estruturas ideológicas que sustentam a violência em Gaza.
Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, uma hora antes das sessões, ou pela Sympla.