A Azimut Yachts Brasil, braço do grupo italiano Azimut Benetti, anunciou uma mudança em sua liderança. O atual diretor financeiro, Andrea Consolini, foi nomeado CEO interino da operação brasileira. A transição foi confirmada na noite desta terça-feira (7) por Marco Valle, CEO global da marca, durante visita à fábrica da empresa em Itajaí, Santa Catarina — a única unidade de produção da Azimut fora da Itália.
Com a mudança, Francesco Caputo, que comandava a operação no Brasil desde 2021 e fazia parte do grupo há quase duas décadas, deixa o cargo. Além disso, Roy Capasso assume como diretor comercial, com suporte estratégico de Giorgio Gallia, conselheiro de administração do grupo.
“Esta nova estrutura é um reflexo direto da importância fundamental do Brasil em nossa estratégia global. Inovamos ano a ano e estamos acelerando esse crescimento”, afirmou Marco Valle.
A Azimut está presente no Brasil há 15 anos e tem se consolidado como um dos principais players do mercado náutico de alto padrão. Com cerca de 600 colaboradores, a planta brasileira tem valor de produção estimado em R$ 600 milhões por temporada, fabricando iates entre 51 e 100 pés.
Plano de expansão
A mudança na gestão faz parte de um plano mais amplo do grupo, que pretende aumentar a capacidade de produção da fábrica em Santa Catarina para atender à crescente demanda por embarcações de grande porte — especialmente modelos acima de 25 metros.
Um exemplo é o Azimut Grande 25 Metri, com custo estimado em R$ 45 milhões, lançado neste ano como a primeira embarcação da marca totalmente projetada e construída no Brasil, voltada tanto para o mercado interno quanto para exportação.