O artista plástico, médico, fotógrafo e crítico de arte César Romero morreu aos 74 anos, em Salvador, na noite de terça-feira (7). Segundo informações da Polícia Civil, o artista se engasgou durante a alimentação em casa, no bairro da Barra.
De acordo com o órgão, vizinhos relataram que Romero estava sendo alimentado por uma cuidadora quando se engasgou com a comida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e tentou reanimá-lo, mas o artista não resistiu.
O caso foi registrado na 14ª Delegacia Territorial (DT) da Barra e a perícia vai determinar oficialmente a causa da morte.
César Romero de Oliveira Cordeiro nasceu em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e começou a pintar ainda na adolescência. Aos 17 anos, foi premiado pelo então governador Luiz Viana Filho na primeira Exposição Intercolegial de Artes Plásticas.
Formado em Medicina, Romero, nascido em 18 de outubro de 1950, conciliou durante décadas o trabalho no consultório com a produção artística. Em mais de 50 anos de carreira, construiu uma obra marcada pela valorização da cultura popular nordestina e dos símbolos afro-brasileiros.