A saúde que queremos: caminhos para encontrar bons médicos no país

A saúde que queremos: caminhos para encontrar bons médicos no país

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Pexels

Publicado em 08/10/2025 às 08:00 / Leia em 6 minutos

O acesso a médicos de qualidade no Brasil ainda é um desafio. Enquanto no setor público as dificuldades são marcadas pela espera, no setor privado o problema muitas vezes está em como escolher o profissional certo em meio a tantas opções.

Um estudo foi realizado pelas organizações Umane e Vital Strategies e divulgado em 2025. Ele indicou que seis em cada dez pessoas no Brasil não procuram ajuda médica mesmo quando precisam. Dentre os motivos, 62% relataram o tempo de espera, 30% a falta de profissionais qualificados e 29% a percepção de falta de atenção durante a consulta, conforme a publicação no BrasilDeFato.

Considerando esses critérios, encontrar uma avaliação dos melhores médicos do Brasil na AvaliaMed, plataforma de busca, avaliação e marcação de consultas, pode ajudar. Ao ter acesso a uma boa avaliação de um paciente, você pode se sentir mais confiante e entender sobre a qualificação e método de atendimento do profissional.

Nesse contexto, a AvaliaMed se posiciona como uma plataforma de referência no Brasil, oferecendo um ambiente seguro e transparente para a busca por profissionais de saúde. Com avaliações verificadas e a possibilidade de agendar consultas de forma prática, a ferramenta contribui para elevar a qualidade da relação entre médicos e pacientes.

Assim, além de orientar a escolha do profissional mais adequado, a AvaliaMed fortalece a confiança no sistema de saúde e promove uma experiência mais humanizada e eficiente. Afinal, estamos vivendo em um cenário onde a confiança e a transparência são cada vez mais valorizadas.

Panorama da saúde privada no Brasil

Hoje há um crescimento no número de clínicas particulares e consultórios. Com isso, muitos têm medo de se deparar com um serviço ruim. Além disso, graças a isso, houve uma alta na procura por planos de saúde e aumento na oferta.

Muitos pacientes buscam atendimento particular até mesmo para consultas básicas, pela rapidez no acesso. Atualmente há diversos sistemas de teleatendimento ou consultas populares, que barateiam o processo. Para inúmeras pessoas, essa alta demanda faz com que o sistema de atenção à saúde fique precário e profissionais menos capacitados sejam empregados.

Apesar dessa percepção e cenário, a realidade é outra. A expansão do número de médicos e a necessidade de se adaptar às inovações tecnológicas fizeram com que os profissionais da saúde buscassem cada vez mais ampliar a formação. Enquanto isso, a população fica cada vez mais exigente, buscando um profissional mais capacitado.

Desigualdades regionais no setor privado

Para muitos já é evidente que a saúde não é apresentada da mesma forma em todos os lugares. Isso já é comum no setor público, onde o SUS tem dificuldades de atender a populações de cidades interioranas ou da região Norte e Nordeste. Enquanto isso, o setor privado enfrenta problemas similares.

Capitais x interior

Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, há maior concentração de médicos especialistas. Além disso, conseguir agenda, marcações e afins é um processo muito mais simples e rápido. Para muitos, até mesmo encontrar um profissional em cidades interioranas ou regiões mais isoladas do país é um grande problema.

Em estados como Alagoas e Bahia o número de médicos particulares ainda é limitado fora das capitais. Mesmo assim, softwares de busca e marcação como o AvaliaMed chegam para facilitar a vida dos pacientes. Usando essa ferramenta você pode não somente buscar pelo profissional que preferir filtrando especialidade e localização, mas também fazer marcações e acessar agendas.

Custos e barreiras financeiras

Mesmo no setor privado, os preços podem afastar grande parte da população. Nas cidades interioranas e comunidades isso é ainda mais real. As barreiras financeiras do acesso à saúde são uma realidade gritante que atinge boa parte da população.

Apesar desse cenário, a expansão da telemedicina aparece como possibilidade, reduzindo custos e barateando a consulta. Já em 2023, mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância no país.

Hoje também é possível encontrar inúmeros tipos de acompanhamentos por preço mais acessíveis. Para isso, existem planos populares, geralmente com coparticipação, que dão acesso ao sistema de saúde privado para boa parte da população.

Na rede privada muitos pacientes encontram mais possibilidades, um atendimento mais rápido e acesso a avaliações e feedbacks de outros em relação aos profissionais.

O papel da tecnologia na escolha do médico

Plataformas digitais ajudam a filtrar especialidades, localização e disponibilidade. Elas permitem que pacientes de todos os lugares avaliem seus médicos, agendem consultas e encontrem profissionais capacitados.

Ferramentas como a AvaliaMed, que reúnem dados sobre especialistas e experiências de pacientes, dão acesso ao histórico do profissional. As pessoas podem procurar saber o que os outros acham daquele médico. Além disso, também fica mais fácil de entender sobre o atendimento e saber se o profissional pratica escuta ativa e atua de forma receptiva no consultório.

Iniciativas e soluções em andamento

Há muitas maneiras de tornar o acesso à saúde mais democrático e incentivar a população a procurar um bom profissional. A expansão da telemedicina e consultas online em clínicas privadas, além de planos de saúde regionais e cooperativas médicas ganhando espaço em cidades menores, geram um engajamento da população.

Parcerias, formações específicas e sistemas de agendamento online têm sido cada vez mais implementado e garantido a presença de mais pacientes. A população busca por modernidade, acessibilidade e um atendimento de qualidade. Com isso, iniciativas que foquem em oferecer esse tipo de serviço têm sido valorizadas.

A realidade local

Em Alagoas e regiões próximas há um crescimento de clínicas privadas, mas ainda com concentração em Maceió. Existem muitos desafios para quem vive no interior do estado e precisa de mais acesso à saúde.

Apesar disso, usando as ferramentas de pesquisa certas é possível localizar os melhores profissionais do estado. São inúmeros filtros para encontrar a especialidade que deseja na localização mais próxima de você.

A saúde é uma rede em expansão. Há cada vez mais médicos disponíveis para a população. Em breve, acredita-se que o acesso à saúde pela via privada será mais democrático e simplificado. Desse modo, mais pessoas terão condição de ir a médicos e acessar consultórios.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia