Com Wagner Moura, ‘O Agente Secreto’ pode disputar até cinco categorias no Oscar, prevê site americano

Com Wagner Moura, ‘O Agente Secreto’ pode disputar até cinco categorias no Oscar, prevê site americano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 07/10/2025 às 13:39 / Leia em 3 minutos

O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi apontado pelo The Hollywood Reporter como um dos fortes candidatos ao Oscar 2026. O site especializado em cinema divulgou suas previsões nesta terça-feira (7) e destacou que o longa brasileiro pode concorrer em até cinco categorias. A produção chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

De acordo com o THR, o filme está entre os favoritos a uma indicação na cobiçada categoria de Melhor Filme, ao lado de produções como “Uma Batalha Após a Outra”, “Hamnet”, “Pecadores”, “Sentimental Value”, “It Was Just An Accident”, “Bugonia”, “Casa de Dinamite”, “Jay Kelly” e “Train Dreams”. Kleber Mendonça Filho também aparece na lista de possíveis indicados a Melhor Direção.

As demais categorias em que o longa pode ser lembrado incluem Melhor Ator, com Wagner Moura; Melhor Roteiro Original, também assinado por Kleber; e Melhor Filme Internacional, prêmio que no último ano ficou com “Ainda Estou Aqui”. O site ainda observa que a atriz Tânia Maria não figura entre as favoritas, mas pode surpreender com uma indicação de Atriz Coadjuvante.

Outros veículos especializados reforçam a expectativa em torno da produção. A Variety já havia apontado Wagner Moura como um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator, enquanto o IndieWire prevê três possíveis indicações para o filme: Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.

Ambientado em Recife, em 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal após anos fora em busca de tranquilidade, mas acaba se deparando com um ambiente repleto de segredos e perigos. A trama mergulha na sociedade e na política brasileira dos anos 1970, abordando temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta de controle totalitário.

O elenco reúne Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes, além do ator alemão Udo Kier, que também atuou em “Bacurau”.

Apresentado no Festival de Cannes 2025, o filme teve um desempenho histórico: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura foi consagrado com o troféu de Melhor Ator. A produção também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia