Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim celebra 19 anos de história com uma festa especial nesta sexta-feira (10), a partir das 21h, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Para a edição comemorativa, o grupo recebe as cantoras Juliana Ribeiro e Gal do Beco, convidadas que representam a força feminina e a diversidade de estilos que compõem o cenário do samba na Bahia.
“Vai ser uma comemoração sensacional. Estamos beirando os 20 anos, completando 19, que já é um marco muito importante para a nossa história e para a nossa carreira. O Botequim vem mantendo seu público fiel, enquanto ganha um público novo maravilhoso, levantando a bandeira do samba com muita seriedade, como sempre foi. Então, mais uma vez, vai ser uma noite de celebração, de uma grande festa, de encontros com quem sempre acompanhou a gente, tanto os sambistas da cidade quanto o nosso público leal, e a gente está bem ansioso para esse momento”, comenta Roberto Ribeiro, fundador e cavaquinista do grupo.
A pesquisadora, cantora e compositora Juliana Ribeiro tem uma carreira consolidada na música baiana contemporânea, com um trabalho que entrelaça samba, ijexá, chula e maxixe em uma sonoridade sofisticada e ancestral. Já Gal do Beco, dona uma presença marcante nas rodas soteropolitanas, carrega em sua trajetória a essência do samba popular, com interpretações que exaltam o cotidiano, a alegria e a resistência do povo negro, reafirmando o samba como espaço de identidade, afeto e liberdade.