Em uma entrevista rara, o príncipe William afirmou que pretende promover mudanças na monarquia britânica ao se tornar rei. Primeiro na linha sucessória do trono, o filho do rei Charles 3º conversou com o ator Eugene Levy, no programa “O Viajante Relutante com Eugene Levy”, da Apple TV+, em um dos relatos mais pessoais já concedidos pelo herdeiro.
Sem revelar detalhes sobre quais transformações pretende implementar, William disse que “mudanças estão na minha agenda” e que quer conduzi-las “para melhor”. Segundo ele, o objetivo é modernizar a instituição sem romper com as tradições. “Não de forma radical, mas mudanças que considero necessárias”, afirmou.
O encontro aconteceu no Castelo de Windsor, onde o príncipe chegou pilotando um patinete elétrico, meio de transporte que, segundo contou, usa com frequência para se deslocar pelos jardins. Durante o passeio, William compartilhou preferências pessoais, como sua admiração pela série de filmes “American Pie”, estrelada por Levy.
O príncipe também refletiu sobre o peso da história da família real e o desafio de equilibrar tradição e atualidade. “Se você não tomar cuidado, a história pode ser uma âncora ao seu redor. É importante viver o aqui e agora”, disse.
William destacou ainda que gosta de questionar práticas que possam estar ultrapassadas: “Há momentos em que você olha para a tradição e se pergunta: ela ainda serve para o propósito atual? Ainda estamos causando o maior impacto possível?”.
Fontes do Palácio de Kensington afirmaram à BBC que o príncipe tem se mostrado um líder ativo, disposto a revisar estruturas antigas, como o Ducado da Cornualha. entidade financeira que sustenta o herdeiro do trono. Segundo as fontes, William “não deixa pedra sobre pedra” e tem dado ênfase à ação social.