A cidade de São Paulo registrou uma média de uma aliança roubada a cada duas horas entre janeiro e agosto de 2025. Os dados, levantados pela TV Globo com base no portal da transparência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), revelam um aumento expressivo de 72,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram 2.847 registros de roubo de alianças nos primeiros oito meses do ano, contra 1.646 em 2024. A maioria das ocorrências foi registrada durante o dia:
- Manhã: 1.059 casos
- Tarde: 941 casos
- Noite: 681 casos
- Madrugada: 166 casos
Na Vila Romana, bairro residencial na Zona Oeste, moradores relatam mudança de rotina por causa do aumento da violência. A médica Roberta Mara contou que foi assaltada ao sair do trabalho. “Já levaram meu celular. Agora ando sem nada de valor”, disse.
Em outro caso no mesmo bairro, câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem disfarçado de entregador assaltou um casal. A gerente de negócios Jéssica Cruz Diniz e o superintendente Alex de Jesus foram surpreendidos. “Achei que ia pedir informação, mas sacou o revólver e pediu a aliança. Nunca esperei isso”, contou Jéssica.
Outro roubo semelhante foi registrado na Vila Guarani, Zona Sul, quando dois homens em uma moto levaram apenas a aliança de um entregador — tudo em menos de dez segundos.
Em nota, a SSP informou que intensificou o policiamento para combater crimes patrimoniais e que iniciou uma operação específica contra quadrilhas especializadas em joias. A pasta também afirmou que os roubos, no geral, apresentaram queda tanto na capital quanto no estado.