Clientes de diferentes bancos, como Itaú, Nubank, Bradesco e Santander, relataram nas redes sociais, nesta segunda-feira (6), dificuldades para pagar boletos pelos aplicativos das instituições financeiras. No site Downdetector, que monitora notificações de falhas em serviços digitais, o Nubank registrou 152 reclamações por volta das 11h. No mesmo horário, o Itaú somou 144 relatos e o Bradesco, 92.
A data marca o quinto dia útil do mês, tradicionalmente o momento em que a maioria das empresas efetua o pagamento de salários e muitos consumidores aproveitam para quitar contas e boletos. Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o pagamento deve ser realizado até o quinto dia útil de cada mês, incluindo os sábados na contagem legal.
“Não consigo pagar boleto em nenhum banco”, escreveu um usuário na rede social X (antigo Twitter). Em resposta a outro internauta, o Itaú reconheceu “indisponibilidade momentânea” e afirmou que estava tentando identificar a causa do problema para resolvê-lo.
O Banco do Brasil informou, em nota, que “as transações em todos os canais de atendimento funcionam normalmente nesta segunda-feira”.
Já o Nubank declarou ter tomado conhecimento das dificuldades relatadas por clientes no método de pagamento, mas identificou que o problema seria externo ao seu sistema e estava buscando formas de solucioná-lo.
O Bradesco também se manifestou, afirmando que seus sistemas “operam normalmente” e que “eventuais instabilidades têm origem externa”.
Em nota, o Banco Central reforçou que seus sistemas funcionavam normalmente e acrescentou: “O BC não se manifesta sobre entidades supervisionadas”.