Dois casos suspeitos de intoxicação por metanol foram confirmados no Paraná neste domingo (5), após exames laboratoriais indicarem a presença da substância tóxica no organismo dos pacientes.
Segundo o Governo do Estado, os casos envolvem dois homens, de 60 e 71 anos, residentes em Curitiba, que apresentaram sintomas após consumir bebida alcoólica.
Além destes, há mais um caso em investigação em Foz do Iguaçu. A Polícia Civil do Paraná investiga possíveis pontos de venda de bebidas adulteradas e apreendeu garrafas para análise.
De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na noite de sábado (4), foram confirmados 14 casos de intoxicação por metanol em todo o país, com 181 notificações suspeitas. Com as confirmações recentes do Paraná, o número nacional de casos sobe para pelo menos 16.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. No organismo, a substância é metabolizada em produtos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem levar à morte.
Os principais sintomas incluem visão turva ou perda de visão (podendo evoluir para cegueira) e mal-estar generalizado, como náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.
Em caso de suspeita de intoxicação, procure imediatamente atendimento médico e contate pelo menos uma das instituições abaixo:
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
- CIATox da sua cidade (para orientação especializada)
- Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – disponível em todo o país.