Festival Vilerê movimenta Salvador com teatro infantojuvenil, oficinas e debates culturais

Festival Vilerê movimenta Salvador com teatro infantojuvenil, oficinas e debates culturais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 05/10/2025 às 15:26 / Leia em 2 minutos

O Teatro Vila Velha realiza, entre os dias 11 e 19 de outubro, a 14ª edição do Festival Vilerê, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. A programação reúne espetáculos infantojuvenis, oficinas, rodas de conversa e ações de acessibilidade, com ingressos a preços populares e atividades gratuitas.

“O Vilerê comemora o mês de outubro com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, unindo arte, educação e acessibilidade”, destaca a curadora e coordenadora geral do festival, Cristina Castro.

A abertura será com o espetáculo “Laborioso Contato: Um palhaço anuncia o fim do mundo”, da Trupe Motim de Teatro (CE), nos dias 11 e 12 de outubro, às 17h, e em sessão mediada no dia 16. A programação inclui ainda “A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro” (Cia. Fabulinhando – RN/SP), nos dias 16 e 17; e “Vila ABCD” (Cia. Brasil de Teatro – BA), musical inspirado no alfabeto, nos dias 18 e 19.

Os ingressos custam R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira), disponíveis no Sympla e na bilheteria do MAB.

Foto: Divulgação

Além das peças, o festival promove oficinas gratuitas, como teatro para adolescentes (Chica Carelli), construção de máscaras (Trupe Motim), jardinagem para crianças (Pedro de Rosa Morais) e atividades no museu com foco no olhar infantil (Marísia Motta). Também haverá o workshop “O trabalho autoral para as infâncias” (Cia. Fabulinhando) e a roda de conversa Fala Vila: “Arte e Infâncias: onde a cultura se reinventa”, com especialistas de diferentes instituições culturais.

Com curadoria majoritariamente feminina, o Vilerê tem produção de Clara Torres e comunicação de Gabriela Wenzel, em parceria com o Itaú Cultural (SP) e o Hub Cultural Porto Dragão (CE). O festival integra o programa “O Vila Ocupa a Cidade”, realizado durante a reforma do Teatro Vila Velha, e conta com apoio do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Mais informações e inscrições para oficinas: @teatrovilavelha; @vilere.tvv e www.teatrovilavelha.com.br.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia