A estilista Mônica Anjos apresenta neste domingo (5), às 16h, sua nova coleção Odé Kaiodè, com um desfile especial na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador. O evento integra a programação do Viver Salvador – Especial Rua Chile e faz parte do programa Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Com direção artística de Carlos Cruz, do projeto Periferia do Futuro, o desfile propõe uma ocupação simbólica do espaço urbano, destacando a presença negra no centro da cidade por meio da moda, da ancestralidade e da espiritualidade afro-brasileira.
A coleção Odé Kaiodè é inspirada em Oxóssi e na memória da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, reverenciando a força dos orixás com peças confeccionadas em fibras naturais, bordados manuais e estampas exclusivas, criadas em colaboração com o multiartista Agamenon de Abreu.
“Estar com esse desfile no coração de Salvador, na Rua Chile, contando a nossa história e reverenciando nossa ancestralidade, é um prazer imenso. É um resgate cultural, uma celebração e um movimento de afeto e acolhimento”, destacou Mônica Anjos.
A ação também fortalece o afroempreendedorismo local por meio da Feira Criativa Afrobiz, que acontece no sábado (4) e no domingo (5), das 10h às 20h, reunindo marcas, produtos e serviços de empreendedores negros. A programação inclui ainda uma apresentação da banda A Mulherada, no sábado, a partir das 16h, com um Rolê Percussivo e ensaio aberto do bloco afro feminino pelas ruas do Centro Histórico.
“Estamos propondo a ocupação do ambiente urbano com arte, moda e empreendedorismo, conectando com o Afrobiz e o Salvador Capital Afro, para dar mais visibilidade à afromoda e aos afroempreendedores da cidade”, explicou Chicco Assis, diretor de Cidadania Cultural da Secult.