iFood retoma entregas por drones no Brasil em parceria com empresa de tecnologia aérea

iFood retoma entregas por drones no Brasil em parceria com empresa de tecnologia aérea

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 04/10/2025 às 14:37 / Leia em 2 minutos

O iFood anunciou, nesta quarta-feira (1º), a retomada de suas operações de entregas por drones no Brasil. A iniciativa, em parceria com a empresa paulista Speedbird Aero, volta a funcionar em Sergipe, com rotas que cruzam o rio Sergipe, entre Aracaju e a cidade vizinha de Barra dos Coqueiros.

A operação, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), amplia o raio de atuação das aeronaves e aumenta o limite de peso das encomendas para até 5 kg. Os drones operam a uma altitude de até 60 metros, com velocidade máxima de 50 km/h, e contam com GPS, sensores e paraquedas de emergência. Em condições adversas, conseguem voar com ventos de até 55 km/h e chuvas leves.

A nova rota reduz significativamente o tempo de entrega. O percurso que levaria cerca de uma hora por terra, agora pode ser feito em até 30 minutos pelo ar. Após o pouso do drone, um entregador completa a chamada “última milha”, levando o pedido até o consumidor final.

A operação funcionará sete dias por semana, durante 10 horas por dia, com capacidade para até 280 pedidos diários.

“O drone entra para resolver trechos que não fariam sentido para o entregador, que continua sendo alocado em rotas mais produtivas”, explicou Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood.

A entrega por drones havia sido testada pela primeira vez em 2021, também em Aracaju. Agora, com a nova autorização da ANAC, trata-se da primeira operação permanente do país em áreas com circulação de pessoas, segundo Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

“A retomada e expansão do projeto em Aracaju é um marco não apenas para o iFood e a Speedbird, mas para todo o setor de mobilidade aérea no Brasil”, afirmou.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia