A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, na tarde desta quinta-feira (2), a Comenda 2 de Julho ao radialista José Eduardo Alves, conhecido popularmente como Zé Eduardo “Bocão”. A medalha, considerada a mais alta honraria do Parlamento Estadual, foi entregue em solenidade proposta pelo deputado Matheus Ferreira (MDB) e conduzida pela presidente da Casa, Ivana Bastos.
A cerimônia contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, além dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel. O homenageado entrou no plenário ao som da cantora Gilmelândia, acompanhado por parlamentares, e foi saudado por um vídeo do governador Jerônimo Rodrigues, gravado em Brasília, no qual parabenizou o comunicador e a ALBA “pelo reconhecimento do trabalho em favor da população”.
Na abertura, a presidente Ivana Bastos destacou o papel social desempenhado pelo radialista. “Com sua forma direta, Zé Eduardo dá visibilidade às dores da periferia, aos problemas das comunidades, às demandas do povo simples. Você fez do microfone uma ferramenta de cidadania e um instrumento de transformação social”, afirmou.
O autor da homenagem, deputado Matheus Ferreira, ressaltou os quase 40 anos de atuação do comunicador. Ele lembrou a passagem de Zé Eduardo por rádios como Bahia, Cultura, Bandeirantes, Itaparica, Metrópole, A Tarde e Transamérica, além da televisão, onde comandou programas jornalísticos e esportivos nas emissoras Bahia, Aratu e Itapoan. “Que esta Comenda 2 de Julho, símbolo da Independência da Bahia, seja mais um capítulo glorioso em sua história, uma lembrança perene de que seu esforço e dedicação são valiosos e fazem a diferença”, declarou.
Visivelmente emocionado, ao lado da mãe Teresinha, da esposa Bruna e dos filhos Vitória, José Eduardo, Mariana, José Eduardo Filho e José Antônio, o radialista exaltou o simbolismo da data histórica: “O 2 de Julho é um marco de coragem e resistência dos baianos, inclusive com a participação na luta de mulheres como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, símbolos da bravura feminina na Independência da Bahia”.
Em seu discurso, Zé Eduardo relembrou campanhas em prol das comunidades carentes de Salvador, destacou sua defesa da causa dos autistas e comentou a decisão de deixar a televisão para se dedicar mais à família. Atualmente, ele atua na direção de seu portal de notícias e na Rádio Baiana FM. “No meu campo de atuação, tenho trabalhado sempre na valorização da Bahia e de seu povo, em especial daqueles que mais precisam e que tanto me deram ao longo de minha carreira. Viva o povo da Bahia. Muito obrigado a todos por esta homenagem”, concluiu.