A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) protocolou, na Câmara de Salvador, um projeto de lei que prevê a criação do Dia Municipal da Não Violência, a ser celebrado em 2 de outubro, data que marca o nascimento do líder pela paz Mahatma Gandhi. “Em tempos tão violentos, precisamos homenagear Gandhi, símbolo mundial da luta pacífica pela justiça social, pela igualdade e pela liberdade”, justificou.
A proposição, segundo a parlamentar, visa fortalecer a cultura da paz e inspirar práticas cotidianas de convivência não violenta, em um contexto social marcado por crescentes índices de intolerância, discriminação e conflitos interpessoais. “A não violência, como princípio ético e político, propõe não a passividade, mas sim a transformação ativa das relações humanas e institucionais por meio do diálogo, da empatia e do respeito”, argumentou.
A homenagem a Mahatma Gandhi com o Dia Municipal da Não Violência foi uma sugestão do filósofo, escritor e ativista social Gel Varella, da Fundação Ocidemnte, criador da Banda Mahatma e de projetos como Quarta da Paz e Integrarte.
Instituir a data, na opinião da autora do projeto, “é um novo marco para Salvador, integrando forças e resgatando o pensamento da não violência como prática política, pedagógica e cidadã. Que este gesto simbólico se transforme em prática cotidiana, lembrando-nos de que a verdadeira revolução começa em cada um de nós — no respeito, no diálogo e na consciência de que somos parte de uma mesma humanidade”.