O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta sexta-feira (3) a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, para agradecer “pela proteção” após o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em que viajaria apresentar uma falha técnica antes da decolagem.
“Fui à matriz para agradecer pela proteção. Ao embarcar em um avião da FAB rumo à Ilha do Marajó, tivemos um problema no motor. Graças a Deus, ainda estávamos em terra e foi possível trocar de aeronave. Só me restava agradecer por essa proteção divina”, escreveu Lula no X.
Ontem fui até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, para agradecer pelas bênçãos que o Brasil já recebeu.
Pedi que a Nazinha nos concedesse uma COP30 iluminada, que traga esperança e união, e roguei para que Nossa Senhora continue guiando e iluminando o coração de… pic.twitter.com/00rlslaAwZ
— Lula (@LulaOficial) October 3, 2025
Em entrevista à TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará, o presidente relatou o susto. “Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor, um avião caro da FAB. Eu só tinha que agradecer a Deus porque deveria ter problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra. Nós tivemos que descer do avião com medo que ele pegasse fogo”, afirmou.
Segundo a FAB, a aeronave, modelo Amazonas C105, de fabricação da Airbus, apresentou falha técnica ainda em solo. Não se trata de um avião presidencial, mas de um modelo usado para transporte de tropas, cargas e deslocamentos em pistas curtas.
Após o incidente, a comitiva embarcou em outra aeronave e seguiu viagem para Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó.
Lula cumpre agenda de visitas a obras em Belém, cidade que sediará a COP30, entre 10 e 21 de novembro deste ano, e segue ainda nesta sexta para compromissos em São Paulo.