Lula relata pane em avião da FAB no Pará: ‘Tivemos que descer com medo de fogo’

Lula relata pane em avião da FAB no Pará: ‘Tivemos que descer com medo de fogo’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do g1

FAB

Publicado em 03/10/2025 às 09:48 / Leia em 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (3), que enfrentou um problema em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) antes da decolagem para o arquipélago do Marajó, no Pará. Segundo ele, o defeito ocorreu no motor de um avião modelo C-105 Casa ainda em solo, quando se preparava para cumprir agenda em Breves, na quinta-feira (2).

“Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião Casa da Força Aérea Brasilieira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que ele pegasse fogo”, relatou Lula em entrevista à TV Liberal.

Diante da falha, a comitiva presidencial seguiu viagem em outra aeronave da FAB, do modelo C-97 Brasília. “E aí nós fomos numa Brasília, num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora”, acrescentou.

O presidente contou que, após o incidente, visitou a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, para agradecer pela proteção.

Lula mencionou que este foi “outro problema” enfrentado em viagens aéreas. Em outubro de 2024, durante uma viagem oficial ao México, o avião presidencial VC-1 teve uma falha técnica logo após decolar do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, próximo à Cidade do México.

Na ocasião, segundo a FAB, a aeronave precisou realizar cerca de 50 voltas no espaço aéreo para consumir combustível antes de pousar em segurança. Lula e sua comitiva retornaram ao Brasil em um avião reserva.

Após esse episódio, o presidente declarou que iria adquirir uma nova aeronave para a Presidência, mas a compra ainda não foi realizada.

O chefe do Executivo está no Pará desde quinta-feira (2) para inaugurar obras relacionadas à COP 30, marcada para novembro em Belém. Apesar de reconhecer os desafios estruturais da capital paraense, Lula defendeu a realização do evento na cidade.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia