Inep divulga cartilha com regras e exemplos para redação do Enem 2025

Inep divulga cartilha com regras e exemplos para redação do Enem 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Agência O Globo

Publicado em 03/10/2025 às 19:26 / Leia em 3 minutos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira (3), a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, que reúne orientações detalhadas sobre a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O material traz os critérios de avaliação, exemplos de textos nota mil da edição de 2024 e explicações sobre como os candidatos devem estruturar a produção.

A redação será aplicada no primeiro dia de provas, em 9 de novembro, e valerá até mil pontos. O texto deverá ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, abordando um tema de ordem social, cultural, científica ou política.

Além de defender um ponto de vista com argumentos consistentes, os candidatos terão de apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Propostas que incentivem violência ou discriminação, por exemplo, resultarão em nota zero.

A correção será feita por dois avaliadores, de forma independente, com notas que variam de 0 a 200 em cinco competências: domínio da escrita formal em português; uso de repertório sociocultural pertinente; organização das ideias em defesa de um ponto de vista; domínio de mecanismos linguísticos para a argumentação; e elaboração da proposta de intervenção.

A média das duas avaliações será a nota final. Em 2026, os participantes poderão acessar suas redações corrigidas, apenas para fins pedagógicos.

A cartilha também lembra situações que levam à anulação do texto, como fugir do tema, escrever em língua estrangeira, apresentar redações com até sete linhas, usar palavrões, desenhos ou qualquer forma de identificação.

Para orientar os candidatos, foram incluídas redações de estudantes de todas as regiões do país que se destacaram em 2024. Esses textos chamaram atenção pela boa articulação de repertórios socioculturais, que incluíram referências históricas, artísticas e musicais, sempre relacionados à proposta de tema e acompanhados de soluções viáveis.

Neste ano, 4.811.338 candidatos tiveram a inscrição confirmada para o Enem, o que representa aumento de 11,22% em relação a 2024 e de 38% em comparação a 2022. As provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o país.

Apenas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) as datas serão diferentes, em 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da COP30 na capital paraense.

Clique aqui e confira a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia