Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (3), na Praia do Flamengo, em Salvador. O animal, um macho com 5,4 metros de comprimento, chamou a atenção de banhistas e moradores que passavam pelo local.
Em contato com o Alô Alô Bahia, o Instituto Baleia Jubarte informou que a principal hipótese para a morte é a separação da mãe. “Esses animais são totalmente dependentes das mães e, quando se afastam, não conseguem sobreviver, pois só se alimentam de leite materno”, explicou a instituição.
Equipes do projeto estiveram no local para coleta de dados e auxiliaram a Prefeitura de Salvador na remoção da carcaça, que foi levada para um aterro sanitário.

Foto: Instituto Baleia Jubarte

Foto: Instituto Baleia Jubarte
O levantamento de encalhes de jubartes em 2025 aponta 69 ocorrências no Brasil, sendo 23 delas na Bahia, estado que lidera os registros neste período. Os dados são do Projeto Baleia Jubarte, com apoio da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB).
Também de acordo com o instituto, a temporada de observação de 2025 já registra números históricos. Do ponto fixo instalado no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, foram contabilizados mais de 1.300 avistamentos neste ano, superando o recorde de 2024, quando 1.012 baleias foram vistas.