Bahia registra primeira morte suspeita de intoxicação por metanol, informa Sesab

Bahia registra primeira morte suspeita de intoxicação por metanol, informa Sesab

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 03/10/2025 às 08:51 / Leia em 2 minutos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informaram nesta sexta-feira (3) que foi registrado um caso suspeito de óbito por intoxicação por metanol no município.

De acordo com as pastas, o paciente, um homem de 56 anos, identificado como Marcos Evandro Santana da Costa, segundo a TV Bahia, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento da Queimadinha e faleceu na madrugada desta sexta-feira (3). Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias.

Ainda de acordo com a Sesab, como medida protetiva, o governo já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.

As secretarias reforçaram que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.

O Brasil registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde de quinta-feira (2), segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha. Dessas 59, 11 já têm a detecção laboratorial da presença do metanol.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia