Depois de 975 dias internada, a menina Sienna Barton, de 5 anos, recebeu alta após um transplante de coração bem-sucedido no Texas Children’s Hospital, nos Estados Unidos. Ela nasceu em Saratoga Springs, Utah, com síndrome do coração esquerdo hipoplásico, uma condição rara em que o lado esquerdo do coração não se desenvolve totalmente e não consegue bombear sangue de forma adequada.
Antes da cirurgia, Sienna passou por duas operações e precisou usar um dispositivo de assistência ventricular para manter o coração funcionando enquanto aguardava um doador. A família se mudou temporariamente para Houston para acompanhar o procedimento, realizado em 25 de junho.
Ao voltar para casa, Sienna foi recebida com balões, cartazes e fitas coloridas preparados pelos vizinhos. “Sabíamos que tínhamos uma grande rede de apoio, mas não esperávamos que fossem tantas pessoas nos ajudando e apoiando nossa família”, disse a mãe, Francesca Barton.
O pai, Fano, lembrou o longo período de internação: “Ela tinha 2 anos quando entrou no hospital e agora tem 5”.
Após quase três anos de tratamento e cerca de 90 dias de recuperação pós-cirurgia, a família celebrou o retorno da filha para casa em meio a uma grande demonstração de solidariedade da comunidade.