Chegaram a Salvador os primeiros trilhos que serão utilizados na implantação do Trecho 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar Paripe a Águas Claras. O descarregamento inicial, realizado na segunda-feira (29) pelo Porto de Salvador, marca uma nova etapa nas obras do sistema que promete transformar a mobilidade da capital baiana e da Região Metropolitana.
Serão desembarcados até novembro 27,5 mil metros de trilhos, o equivalente a 67% do total necessário para o trecho. Nesta primeira fase, estão previstos três desembarques, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, totalizando 504 metros de trilhos por viagem. Ao todo, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras.

De acordo com o engenheiro civil responsável pela obra, Renato Ribeiro dos Santos, a chegada do material é fundamental para manter o cronograma. “A previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro. Os acessórios e placas de fixação já chegaram, o que garante as próximas etapas da obra”, afirmou.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e Região Metropolitana contará com 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, chegando até o Comércio.

Em 15 meses de execução, os três primeiros trechos já apresentam avanços significativos. O Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, registra 33,79% de avanço físico. Já o Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, alcança 19,99%, com frentes de trabalho em drenagem, proteção de taludes e intervenções na duplicação da BA-528. O Trecho 3, que fará a ligação entre Águas Claras e Piatã, registra 2,11% de avanço, com conclusão prevista para 2028.