Brasil levará à COP30 protocolo inédito para proteger mulheres em desastres climáticos

Brasil levará à COP30 protocolo inédito para proteger mulheres em desastres climáticos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Unsplash

Publicado em 02/10/2025 às 15:19 / Leia em 2 minutos

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, anunciou nesta quinta-feira (2) que o governo brasileiro apresentará oficialmente, na COP30, em Belém, em novembro, uma proposta inédita de Protocolo Internacional de Atendimento às Mulheres em Emergências e Desastres Climáticos. A iniciativa é elaborada em parceria com a ONU Mulheres.

Segundo a ministra, o documento vai estabelecer diretrizes para orientar a atuação de autoridades e comunidades em situações de risco.

“O protocolo orienta sobre ação, providências e as informações que as mulheres devem ter diante de qualquer emergência ou desastre climático. Isso é muito importante porque dá um padrão de atendimento, de ações e de organização daqueles territórios que são afetados”, afirmou Márcia Lopes.

A proposta foi apresentada de forma preliminar durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em setembro. Agora, a intenção é que o texto seja debatido com representantes internacionais na cúpula do clima em Belém.

O anúncio foi feito durante o programa “Bom Dia, Ministra”, produzido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que destacou também os resultados da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, encerrada na quarta-feira (1º).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia