O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), terceiro tipo mais comum de demência no mundo. A confirmação da enfermidade ocorreu semanas após o artista retornar de uma temporada nos Estados Unidos, segundo reportagem publicada pela revista Piauí nesta quinta-feira (2).
A doença apresenta sintomas semelhantes ao mal de Alzheimer e ao Parkinson, por isso, inicialmente, o diagnóstico de Milton foi de Parkinson. A DCL é causada pela degeneração de células nervosas do cérebro, destruídas por depósitos anormais de proteína alfa-sinucleína, conhecidos como “corpos de Lewy”.
Os primeiros sinais foram percebidos no primeiro semestre de 2025, quando o filho do artista, Augusto Nascimento, notou mudanças no comportamento do pai, como lapsos de memória, falta de apetite, olhar fixo e repetição de histórias em intervalos curtos.
Em abril, o médico responsável pelo acompanhamento de Milton iniciou as investigações. Pouco depois, Augusto pediu autorização para levar o cantor a uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos. Com o aval médico, pai e filho percorreram 4 mil km em 16 dias, passando por estados como Arizona, Utah, Wyoming e Montana.
“Meu pai contava para todo mundo como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”, afirmou Augusto em entrevista à Piauí.