A violista soteropolitana Laís Guimarães, de 29 anos, conquistou o primeiro lugar no V Concurso Nacional de Violistas (CONNVIO), cuja etapa final aconteceu no último fim de semana, em Brasília. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Violistas (ABRAV) e reuniu oito músicos pré-selecionados de diferentes cidades do país.
Formada e mestre pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA), instituição onde iniciou sua trajetória acadêmica, Laís começou a estudar música aos 14 anos. Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
“Acompanho as conquistas de Laís há dez anos, desde que entrou na faculdade. Sempre foi extremamente determinada e dedicada. Qualquer dificuldade ou obstáculo vira desafio a ser vencido e até agora ela venceu todos, dá orgulho de ver! O mérito é todo dela, mas é uma satisfação saber que pude ajudar e incentivar de alguma maneira”, celebra Laura Jordão, professora da EMUS e colega de Laís nas duas orquestras.
Para se preparar para o concurso, Laís conciliou a rotina de ensaios nas orquestras com momentos de estudo e descanso. Entre as peças apresentadas, interpretou obras de Johannes Brahms e William Walton.
O futuro também já está nos planos da musicista. Ela revela o desejo de ingressar em um doutorado. “Ainda estou tentando entender quando e onde, mas sei que tenho e sempre terei o apoio da Escola de Música da UFBA; sou sempre muito grata por tudo que tem me proporcionado, pois é nela que tenho obtido muitos ensinamentos para a vida profissional e social”, destaca.
“Vitórias como a de Laís demonstram a importância de uma formação consistente, construída em um ambiente plural e proativo, características essenciais da universidade pública”, reforça o diretor da EMUS, professor Dr. José Maurício Brandão, ressaltando o impacto da universidade pública na formação de talentos.