Salvador chega a 1.500 km de fibra ótica e internet rápida em escolas, postos de saúde e praças

Salvador chega a 1.500 km de fibra ótica e internet rápida em escolas, postos de saúde e praças

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto/Secom PMS

Publicado em 01/10/2025 às 12:30 / Leia em 4 minutos

Desde a implementação do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), em maio de 2022, Salvador vem passando por uma ampla transformação digital. A capital baiana já conta com duas grandes infraestruturas: a Infovia, que conecta órgãos públicos e cidadãos, e a Nuvem da PMS, responsável pelo processamento e armazenamento de dados. Esses investimentos ampliaram o acesso público à internet via Wi-Fi e democratizaram os serviços digitais.

A cidade implantou uma infovia própria com 1.500 quilômetros de fibra óptica, sustentada por um backbone de 40 gigabytes. Atualmente, 1.173 unidades públicas são atendidas, incluindo escolas, unidades de saúde, prefeituras-bairro e outros pontos de atendimento. Além disso, 200 praças oferecem Wi-Fi gratuito, com previsão de expansão para mais 400 pontos nos próximos anos.

Antes da criação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), em 2021, e do PDTCI, as unidades públicas eram atendidas por operadoras privadas ou utilizavam infovias de terceiros, com links de apenas 10 megabytes ou menos, gerando altos custos ao município. Hoje, escolas municipais contam com links de 500 megabytes, podendo chegar a 1 gigabyte.

“Essa modernização reflete diretamente no acesso à informação por parte do cidadão. Nós levamos essa internet inclusive para os bairros mais afastados do Centro da cidade. E quem é beneficiado na ponta? Os moradores e, principalmente, os comerciantes, que podem conectar a maquininha e o celular de maneira gratuita e receber o pagamento da mercadoria vendida. O foco da Smart City é exatamente esse: a melhoria da qualidade de vida do cidadão“, afirma Vitor Brandão, presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel).

O diretor técnico de infraestrutura da Cogel, Wlader Peres, destaca o impacto positivo da rede em locais públicos: “Somente no Porto das Sardinhas, em São João do Cabrito, instalado em março de 2025, estamos tendo mais de 11 mil acessos por mês e mais de 300 acessos diferentes por dia”.

Educação e saúde conectadas

A Infovia atende atualmente 411 escolas municipais, cada uma com link de 500 mb, podendo chegar a 1 gb. A conectividade facilita o uso de novas tecnologias em sala de aula e garante acesso a plataformas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem Inteligente Salvador, integrado à rede municipal.

Na saúde, 214 unidades estão conectadas à internet. “O maior sistema da Prefeitura é o Vida, utilizado nessas unidades. Por meio dele, é possível fazer marcação de consulta, acessar histórico do paciente e cartão SUS. Essa modernização melhorou muito o acesso à plataforma”, acrescenta Peres.

As infovias funcionam como estradas digitais, aumentando a capacidade de tráfego de dados, desde textos e áudios até imagens e vídeos.

Atualmente, a Prefeitura dispõe de uma nuvem capaz de suportar todos os sistemas municipais. Com a centralização do processamento pela Cogel, todos os servidores das secretarias foram consolidados, eliminando silos de dados e aumentando a segurança e a eficiência.

“Além da otimização da utilização de recursos e maior especialização da mão-de-obra, conseguimos mitigar rapidamente riscos de ataques e invasões”, explica Wlader Peres.

Salvador mantém ainda monitoramento ativo 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo políticas de segurança que incluem backup e regras de acesso seguro.

Salvador como Smart City

Em 2023, a cidade tornou-se a primeira capital brasileira certificada pela ABNT nos indicadores de qualidade de serviços urbanos, qualidade de vida e cidade inteligente, segundo as normas ABNT NBR ISO 37120:2021 e NBR ISO 37122:2020.

Entre as iniciativas da Cogel, destaca-se o credenciamento digital de ambulantes, antes presencial e agora realizado on-line, e o Projeto Verão, que abrange desde o Natal Luz até o Carnaval. Entre 2023 e 2024, a conectividade oferecida ao público cresceu 466%, e entre 2024 e 2025 houve aumento de mais 300%. Considerando 2023 como base, o crescimento acumulado até 2025 é de 1.115%.

Foram registrados cerca de 250 mil acessos distintos em cada ponto de Wi-Fi público. Durante o Festival Virada Salvador e o Carnaval, um canal de atendimento via WhatsApp permitiu aos cidadãos acessar informações sobre serviços como mototáxis, banheiros químicos e postos de saúde, usando inteligência artificial e georreferenciamento para indicar a distância até o serviço mais próximo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia